segunda-feira, 16 de novembro de 2009

I ENCONTRO NACIONAL DE SURDOS ACADÊMICOS


CLIQUE NA IMAGEM PARA VISUALIZAR AS INFORMAÇÕES.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Organização de aula


Olá, meus alunos.

Sobre a aplicação da abordagem comunicativa, podemos dizer ser a construção de um programa de estudo funcional = de acordo com as funções que o aluno deve ser capaz de realizar na língua alvo(L2) e concomitante a isso se faz uma seleção do Vocabulário de gramática de acordo com as funções lecionadas.

Ando lendo mais coisas sobre o método comunicativo e planejamento de aula. Dessa forma, gostaria de apresentar as duas principais possibilidades para organização das aulas:

1) Seqüência de atividades ao ciclo A-P-P que significa (Apresentação/Prática e Produção), em inglês é P-P-P(Presentation/Practice e Production)
e
2) Aula baseada em tarefa, em inglês conhecida como Task-Based Language Teaching – TBLT)


1- Aula com ciclo APP


o modelo de aula APP corresponde a aula é dividida em três estágios: no primeiro, a forma e a função de determinada estrutura gramatical são apresentadas; em seguida, passa-se à prática controlada e menos controlada do item gramatical apresentado; no último estágio, o professor promove uma atividade mais livre, na qual os alunos têm a
oportunidade de fazer uso da nova estrutura. Quanto maior for sua participação oral nas atividades, melhor será a aula.

2- Aula baseada em tarefa

A aula também é composta por três fases: pré-tarefa, na qual se faz uma
introdução ao tópico e à tarefa; ciclo da tarefa, em que os alunos executam a tarefa, planejam a apresentação de como a realizaram e reportam aos colegas; foco na língua, na qual os alunos analisam as estruturas que utilizaram durante a realização da tarefa e, quando necessário, o professor conduz atividades de prática.

Nas duas formas de organizar as aulas se tem como base o “Functional Approach”- ensino funcional= trabalhos de fluência interativos em pequenos grupos



Referências:
RICHARDS, Jack C. O ensino comunicativo de língua estrangeira. São Paulo: SBS Editora, 2006.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Concurso para instrutor de Libras Prefeitura Municipal de Barueri


CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BARUERI

Cargo: Instrutor de Libras
Número de vagas: 02
Requisitos: Ensino Superior Completo em Pedagogia ou Normal Superior ou Licenciaturas ou Ensino Médio Completo com habilitação específica para o Magistério + Curso de Formação de Instrutor de Libras OBRIGATÓRIO ou Ensino Médio completo + Curso de Formação de Instrutor de Libras OBRIGATÓRIO.
Vencimentos: 11,52 h/a
Valor da Inscrição: R$ 37,00
************ ********* ********* ********* ********* ********* ********* ********* **
Cargo: Tradutor e Interprete de Libras
Número de Vagas: 10
Requisitos: Ensino Superior Completo em Pedagogia ou Normal Superior ou Licenciaturas ou Ensino Médio Completo com habilitação específica para o Magistério + Curso de formação de Interprete OBRIGATÓRIO ou Ensino Médio Completo + Curso de Formação de Interprete de Libras OBRIGATÓRIO.
Vencimentos: 11,52 h/a
Valor da Inscrição: R$ 37,00


Inscrição no site:
www.equipeassessoria.com.br
Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Farfalla is designed by Graziano Muscas | Ported to Blogger by Template-Godown