sábado, 2 de maio de 2009

A oficina de Blogs para professores de Libras




O blog é um tipo de publicação da internet de conteúdo dinâmico e de acesso gratuito aos internautas. É de rápida criação, edição e publicação, o que facilita sua aprendizagem, já que não pressupõe conhecimentos técnicos especializados.

Alguns de meus alunos surdos do curso LetrasLibras têm aprendido que entre as diversas ferramentas disponíveis na Internet, o blog oferece um universo de possibilidades a ser explorado pelo educador que se propõe a fazer bom uso da tecnologia e ensinar libras.

Podem postar mensagens com informações adicionais ao curso de Libras que ministram, temas como: cultura surda, história da educação, notas sobre gramática da libras e manter os alunos de libras informados sobre os eventos da comunidade surda local.

Além disso, as possibilidades de interação, de debate e de troca de idéias são inúmeras por meio do blog, pois o aluno de libras teria a sua disposição a possibilidade de escrever um comentário a ser acessado por qualquer pessoa interessada no assunto ou escrever no mural de recados para tirar suas dúvidas.

Vejam os blogs produzidos na oficina:

Blog da Professora Cristiane de Andrade
http://comunicacaolibras.blogspot.com/

Blog da Professora Moryse, Maria Christina e Reinaldo Alves
http://equipedesurdos.blogspot.com/

Blog do professor Alexandro Fonseca
http://grupolibras.blogspot.com/

Blog das professoras Florinda, Akie e Roberta
http://comuniclibras.blogspot.com/

Blog do professor Eduardo Rocha
http://www.eduardosurdo.com/BLOG/
Obs.: O professor Eduardo Rocha desenvolveu um site no formato de um blog, visto que ele já tinha conhecimento da linguagem de programação de sites.

Ah!...O tutor André do pólo USP também fez a oficina e criou um blog para interagir com seus alunos surdos do curso de inglês. Visitem:


http://englishforthedeaf.blogspot.com/

Gostei muito de fazer esse trabalho. Parabéns aos alunos que foram super dedicados. Abriremos uma segunda turma.... se inscreva!

Neiva de Aquino

2 comentários:

Mariah disse...

Neiva, olhei cada blog ficou muito legal. Parabéns pelo trabalho.

Anônimo disse...

minha professora, eu assisti seu oficina de blogs siles imagem que fotos diferentes os alunos esforçados tem aprendemos buscar bolgs noivdades, varios palmas de mãos. parabens sua preparar ensinou os alunos nós aprendemos por isso de vc obrigado. Deus te abençõe para vc. Deus presente dar vc especail espirito rico.
bjs.

Postar um comentário

Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Farfalla is designed by Graziano Muscas | Ported to Blogger by Template-Godown