quarta-feira, 7 de abril de 2010
CICLO APP vs AULA BASEADA EM TAREFA
Quadro comparativo: aula organizada com seqüência APP e aula planejada baseada em tarefas.
Planejamentos baseados em tarefas resolvem outro problema geral do ensino de línguas, o de oferecer um contexto para o ensino da forma. Os procedimentos da seqüência APP e dos planejamentos baseados em tarefas são diferentes aqui também:
No ciclo do APP, iniciado pela apresentação da língua-alvo, este contexto tem de ser inventado. Na estrutura dos planejamentos baseados em tarefas, o contexto já é
estabelecido pela própria tarefa.
Os planejamentos baseados em tarefas oferecem uma exposição mais rica. Os alunos percebem, assim, que há mais na linguagem do que apenas tempos verbais e novas palavras.
O APP conduz o aprendiz da acuidade ou precisão formal à fluência, enquanto os
planejamentos baseados em tarefas conduzem da fluência para a acuidade.
Nos planejamentos baseados em tarefas as quatro habilidades são naturalmente
integradas oferecendo, assim, aos alunos uma experiência holística com a linguagem.
O planejamento de aulas no APP tipicamente estabelece um conjunto de objetivos
limitadamente pré-determinados pelo professor. Uma aula organizada com tarefas oferece uma estrutura mais flexível, permitindo aos alunos se moverem da experiência com a linguagem para a análise lingüística.
Fonte:
BARBIRATO, Rita de Cássia. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso / Campinas, SP : [s.n.], 2005.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário