quarta-feira, 7 de abril de 2010

CICLO APP vs AULA BASEADA EM TAREFA


Quadro comparativo: aula organizada com seqüência APP e aula planejada baseada em tarefas.

Planejamentos baseados em tarefas resolvem outro problema geral do ensino de línguas, o de oferecer um contexto para o ensino da forma. Os procedimentos da seqüência APP e dos planejamentos baseados em tarefas são diferentes aqui também:

􀂃 No ciclo do APP, iniciado pela apresentação da língua-alvo, este contexto tem de ser inventado. Na estrutura dos planejamentos baseados em tarefas, o contexto já é
estabelecido pela própria tarefa.

􀂃 Os planejamentos baseados em tarefas oferecem uma exposição mais rica. Os alunos percebem, assim, que há mais na linguagem do que apenas tempos verbais e novas palavras.

􀂃 O APP conduz o aprendiz da acuidade ou precisão formal à fluência, enquanto os
planejamentos baseados em tarefas conduzem da fluência para a acuidade.

􀂃 Nos planejamentos baseados em tarefas as quatro habilidades são naturalmente
integradas oferecendo, assim, aos alunos uma experiência holística com a linguagem.

O planejamento de aulas no APP tipicamente estabelece um conjunto de objetivos
limitadamente pré-determinados pelo professor. Uma aula organizada com tarefas oferece uma estrutura mais flexível, permitindo aos alunos se moverem da experiência com a linguagem para a análise lingüística.

Fonte:
BARBIRATO, Rita de Cássia. Tarefas geradoras de insumo e qualidade interativa na construção do processo de aprender LE em contexto inicial adverso / Campinas, SP : [s.n.], 2005.

0 comentários:

Postar um comentário

Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Farfalla is designed by Graziano Muscas | Ported to Blogger by Template-Godown