domingo, 1 de março de 2009

DICA DE ATIVIDADE (4): idéias para atividade de expressão corporal e facial: Incorporando personagens.

bjetivo:
Desenvolver expressão corporal e facial.
Compreender aspectos da cultura surda, treinar a atenção visual com o uso da luz para chamar a atenção das pessoas.

Estratégia:
Coloque as carteiras ao redor da sala. No meio da sala, já vazia, distribua no chão as fichas, colocadas separadamente.

Oriente aos alunos que eles devem caminhar pela sala. Quando o professor piscar as luzes da sala, cada aluno deve escolher uma ficha e aproximar-se de um dos lados da mesma, ler qual é o personagem e incorporá-lo. Deve usar de gestos, expressões faciais e seguir um enredo que combine com os personagens.

Depois de alguns segundos o professor pisca as luzes e os alunos devem continuar andando pela sala, quando piscar novamente os alunos devem se aproximar de outra ficha e incorporar esse outro personagem.

Exemplo:
Dois alunos, A e B, se aproximam da mesma ficha (com dois lados) um de frente para o outro , cada um assume o personagem escrito do seu lado, como: vovó de um lado e Lobo mal do outro.

Recurso Material:
Pegue um papel cartão, dobre em duas partes e escreva em cada lado o nome dos personagens.



Sugestões de personagens para serem escritos nas fichas:
Chapeuzinho X lobo mau
Policia X ladrão
Peter pan X sininho
Branca de Neve X velha má
Soldadinho de chumbo X Bailarina
Alice X coelho
Rapunzel X Príncipe
Cinderela X madrasta
João X Maria
Vovó X Lobo mau
Lobo mau X porquinho

Observação: Essa atividade pode ser aplicada em turmas de iniciantes em Libras, pois não há necessidade de ter um vasto vocabulário para a participação.

0 comentários:

Postar um comentário

Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Farfalla is designed by Graziano Muscas | Ported to Blogger by Template-Godown