sexta-feira, 13 de março de 2009

Organizando sua aula de Libras


Olá, gente.

Hoje estavamos eu e o professor André Xavier a conversar sobre o ensino de Libras... nossos papos geralmente são sobre assuntos relacionados a descrição linguística da Libras e o ensino. Bom, para quem não conhece, o André também é tutor do LetrasLibras e professor do curso de formação de instrutores surdos da FENEIS. Ele também tem experiência no ensino de língua, o Inglês. Tem formação em Letras e Mestrado em Linguística pela USP- São Paulo. Sem contar que é um grande amigo!

Estamos conversando sobre a importância dos professores de Libras estarem bem conscientes da necessidade do planejamento e organização das aulas, propondo diversas atividades... escrevo um pouco para compartilhar nossa conversa com vocês.

Uma unidade didática é um planejamento pedagógico que inclui uma seqüência de atividades ou tarefas com um objetivo final comum e conteúdo, objetivos, metodologia e avaliação.
Muitas das unidades didáticas que podemos encontrar são projetadas em torno de alguns temas (alimentação, vestuário, lazer, etc), mas sabemos que a real utilização de uma língua estrangeira envolve muito mais que o conhecimento de alguns campos lexicais. Por isso eu apoio a abordagem baseada em tarefas: uma unidade didática é uma seqüência de atividades ou tarefas que tornam possível a realização de uma tarefa final
Um exemplo:
Nós escolhemos a tarefa final: apresentar para um amigo em Libras (É uma atividade na qual os alunos ouvintes têm de utilizar uma L2 em uma situação real, com uma finalidade específica).

Temos de analisar os conhecimentos e habilidades que os estudantes terão a fim de realizar a tarefa final: expressões convencionais, introduzindo-se, organização de idéias, coesão e coerência textual, referências culturais, etc.

Então, temos de conceber as atividades que irão promover todos aqueles aprendizados e aquisições. Essas atividades devem ser seqüenciadas de uma forma que permitam aos nossos alunos o uso da língua"

Há uma outra questão importante: muitas unidades didáticas incluem uma clara dosagem nas aulas e atividades. Devemos levar em consideração o ritmo dos alunos, e não sabemos se eles precisarão de uma ou cinco aulas para alcançar os objectivos da unidade.

Tendo tudo isto em mente, propomos a fazer o seguinte:

1. Escolha uma tarefa final que envolve a utilização real da Libras. Esta tarefa deve ser escolhida tendo em conta os objetivo e o conteúdo do curso.
2. Analisar a tarefa final e encontrar os saberes e competências que os alunos terão de realizar com sucesso.
3. Estabelecer os passos que o aluno terá que seguir. No exemplo anterior as etapas poderiam ser: 1 – Assistir um vídeo e identificar várias apresentações de outra pessoa (amistoso, formais, de trabalho, etc.)
2 - Encontrar a idéia geral de uma apresentação 3 - Extrair informações específicas desses vídeos de apresentação 4 – Produzir uma apresentação de um amigo.
4. Escolha muitas atividades para cada etapa (não sabe se seus alunos irão atingir os objetivos em uma ou mais aulas).

Se uma atividade não funciona adequadamente, não podemos simplesmente avançar para a próxima "aula", teremos de optar por outra atividade, com os mesmos objetivos. Para isso, você precisa sempre ter atividades “reservas” guardadas, caso precise.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela sua dedicação, certamente ès inspiração!

"Feliz daquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina"
Willian Shakespeare

andre.hiroshima disse...

Olá, Neiva, obrigado por ter registrado aqui umas das muitas conversas que já tivemos. Espero, realmente, poder continuar discutindo com vc todas essas questões que tanto nos entusiasmam e nos rendem horas de papo (rs). É um enorme privilégio poder aprender tanto com vc sobre tantas coisas.
Abraços do seu colega, aluno e amigo,

André

Neiva de Aquino disse...

Olá, André.

Fico muito feliz em ter sua amizade e poder compartilhar ótimos momentos de conversa e crescimento profissional.

Neiva

LIBRAS: Educando surdos disse...

adorei seu blog, visitarei mais vezes, abraços, Laura

Postar um comentário

Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Farfalla is designed by Graziano Muscas | Ported to Blogger by Template-Godown