quarta-feira, 25 de março de 2009

A formação do professor de Línguas



A preocupação com a formação inicial de professores de LIBRAS vem sendo uma constante no âmbito educacional, a ponto de já ter se tornado um projeto governamental, como: “Programa Nacional de Apoio a Educação de surdos”(2001) com cursos de capacitação – formação de instrutores de Libras e mais recentemente o curso superior em LetrasLibras (2006).
Estive envolvida nos dois projetos, como professora e tutora nos cursos de formação, sempre destinados preferencialmente para alunos surdos.
De acordo com Barcelos (2004), as pesquisas sobre formação de professores de línguas abordam basicamente dois tipos de questões: (1) Como se dá a formação do professor de línguas estrangeiras? e (2) Quais conhecimentos devem fazer parte da formação de um professor de língua estrangeira? Quais saberes/competências um professor precisa ter para ensinar línguas?
Os dois cursos acima citados, claro que com foco e carga horárias diferentes trabalham com aspectos da gramática da língua e didática de ensino. Será que há algo a mais?
No Brasil há uma distinção entre o instrutor e o professor de Libras. Isso quanto a formação em graduação. Percebemos que no cenário nacional é uma total falta de reflexão entre o que é necessário para a formação de um professor de Libras. Visto que muitas vezes a formação em pedagogia nada trouxe de base para ensino de segunda língua.
Apesar dos atuais professores terem concluído um curso de capacitação para formação de instrutor e estarem trabalhando no ensino, falta espaços para reflexão de sua prática, para estudos sobre metodologias mais apropriadas a modalidade espaço visual da Libras, para troca de experiências e materiais didáticos, para analisarem quais as competências que lhes faltam para melhorar o ensino da Libras.


BARCELOS, A. M. F. Ser professor de Inglês: Crenças, expectativas e dificuldades dos alunos de Letras. In: VIEIRA-ABRAÃO, M. H. (Org.). Prática de Ensino de Língua Estrangeira: Experiências e Reflexões. Campinas: Pontes, 2004, p. 11-29.

0 comentários:

Postar um comentário

Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Farfalla is designed by Graziano Muscas | Ported to Blogger by Template-Godown