segunda-feira, 30 de março de 2009

DICA DE ATIVIDADE (8) Ponto de articulação dos sinais

Olá, meus orientandos instrutores surdos.

Tenho percebido que nas aulas de LIBRAS é muito difícil o surdo explicar sobre os aspectos lingüísticos aos ouvintes que ainda não sabem conversar em libras.

Esses dias eu estava a observar a aula de uma instrutora surda e ela tentava explicar sobre PONTO DE ARTICULAÇÃO. Ela apontava para as partes do corpo e fazia os sinais, mas como era uma das primeiras aulas os alunos ouvintes não estavam entendendo nada. A escola em que trabalho segue o material "Libras em Contexto" da autora Tanya Felipe.

Fiquei pensando, como apresentar esse conteúdo de forma que os alunos ouvintes entendam e que o instrutor surdo possa usar a libras para explicar.

Então, pensei nesse material didático para usar na aula de Libras

MATERIAIS:
- Fichas com desenhos dos sinais;
- 1 Cartaz em EVA com o desenho de um corpo de frente;
- 1 Cartaz em EVA com o desenho de corpo de lado e flechas apontando para frente do corpo.
---------------------------------------------------------------------------------

PROCEDIMENTOS:

Fichas com desenho dos sinais e palavra correspondente escrita embaixo.

Fonte dos desenhos: Dicionário de Libras do Capovilla e Raphael editora Edusp.


Vocabulário relacionado a atividades realizadas no dia-a-dia:

a) Ponto de articulação específico: APRENDER, COMER. VER, OUVIR, DORMIR, GOSTAR-AMOR, DESCULPAR, TER, MEMORIZAR, CONHECER, etc.

b) Espaço-neutro: TRABALHAR, NAMORAR, ACONSELHAR, AJUDAR, etc.

Cole no quadro o Cartaz:



Você instrutor deve distribuir uma ficha para cada aluno ouvinte. Convide para que cada um venha até a frente um de cada vez e apresente aos colegas o sinal que pegou ele deve produzir o sinal e soletrar a palavra escrita.

Você instrutor pergunta para ele: CORPO ONDE?

E você cola a ficha no local onde é produzido.



Quando o aluno estiver com um sinal produzido em espaço-neutro você mostra que não vai colar e separa essas fichas. Os alunos ficarão curiosos para saber por que não pode colar.

Depois o instrutor cola o outro cartaz ao lado e cola as fichas a frente do corpo.





Repete esses sinais de espaço-neutro e mostra que não tem contato com o corpo.



Dessa forma os alunos aprendem o significado de ponto de articulação, treinam a produção e compreensão do alfabeto manual e aprendem verbos de ações do dia-a-dia.

Experimente usar essa estratégia e depois faça um comentário aqui.

3 comentários:

zilkajackelline disse...

Ainda ñ usei esta idéia, mas com certeza esta e muitas outras serão de grande valia para mim, q estou enfrentando esse desafio de ensinar LIBRAS à crianças ouvintes em Escola Secular. Pioneirismo em minha cidade, pois ainda ñ abriram os olhos para este trabalho de inclusão... Fico feliz em participar do blog e tirarei bastante proveito do mesmo... Abraço afetuoso.

Neiva de Aquino Albres disse...

Olá, Zilka.

Fico feliz que gostastes da atividade. Em que cidade você mora em Portugal?

Neiva de Aquino

Anônimo disse...

Oi! colega suas ativ.são muito boas.
Estou trabalhando o primeiro ano na sala de rcurso e estoucom muitas de ficuldades para trabalhar com libras.

Izabel!!!!!!!!!!!

Postar um comentário

Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Farfalla is designed by Graziano Muscas | Ported to Blogger by Template-Godown