sexta-feira, 13 de março de 2009

Qual é o sentido de cooperar?

Vivemos numa época de individualismo, que as relações são cada vez mais frias e distantes. A vida moderna nos leva a não ter tempo de conversar, trocar informações e sempre ficar com um pé atrás com as demais pessoas. A competição e a necessidade de mostrar produtividade também nos impedem de compartilhar sobre a área que atuamos.

Conheço ótimos professores de Língua de Sinais que usam muitos materiais, conhecem várias estratégias, mas não compartilham nada com os outros. São poucos os que estão abertos a ajudar, orientar, colaborar...acredito que não conheçam o sentido desses verbos. Mas, também conheço muita gente nova, que tem vontade e dedicação para se tornar um bom professor de Libras e para estes convido a refletir sobre o que vem a ser cooperar.

Pode parecer uma contradição, mas as tecnologias que nos afastariam podem ser um mecanismo de nos aproximar. No entanto, tecnologia sem uma visão humana faz muito pouco sentido. Podemos usar a tecnologia para compartilharmos os mesmos sonhos e construirmos colaborativamente o nosso caminho.

Faço duas perguntas:
1)Qual é o sentido de cooperar?

2) Você conhece o mundo dos blogueiros?


(fonte da imagem: google)

Para conhecer um pouco mais sobre os Blogs sugerimos a leitura de “Conquiste a Rede” é uma coleção de livros escrita por Ana Carmen Foschini, e Roberto Romano Taddei. Você vai conhecer sobre o funcionamento dos blogs.
Para baixar o livro: Clik aqui!

10 comentários:

Anônimo disse...

Querida, seu blog está lindo!
Sou estudante de libras e gostaria que me indicasse algum site ou livros que falasse sobre a história da LS no Brasil.
myllaguedes@hotmail.com

Anônimo disse...

minha opiniao, acho foi mt legal blog...primeira vez conhecer Blog.
Eu quero me ensinar profunda.
bjs
chris

Anônimo disse...

estou interessado, é muito importante o conhecimento na lingua de LIBRAS. nós devermos estimular as comunidades entram no mundo SURDO. Deve conhecimento a lingua de sinais e entra diferença a língua de sinais nos país.
Divulga a LIBRAS para ouvinte.
Eduardo Rocha / Akie Okuma.

Anônimo disse...

Parabens voce ensina os surdos, eu fico muito feliz e quero continuar e ensinar sem parar e estimular os surdos aprender mais e eu te agradecoendo muito por vc incetinvado .... Parabens e continuar... viu... beijo da sua amiga Moryse

Anônimo disse...

Hoje abri o blog pela primeira vez que a Neiva nos mostrou como funciona a cooperar e gostei muito e legal.
Flor

Anônimo disse...

Entramos hoje no mundo dos blogueiros e conhecemos um pouco. Achamos muito interessante esta troca, possibilita que tenhamos mais acesso a materiais e informações sobre nossa lingua e nossa cultura.

Sonia e Roberta

Anônimo disse...

O que é imoportante curso de LIBRAS porque sociedade comunicação p que dificil dos SURDOS, eles nao conhecemos conosco POVO SURDO, televisão anunciar politica,jornal,novela,etc... falar com interprete ou legenda comunicação para SURDOS. eles precisam conhecemos sobre SURDOS. eles querem aprender curso de LIBRAS depois comunicação em LIBRAS Para SURDOS.

ALEXANDRO FONSECA
PÓLO:USP
LETRAS LIBRAS - SAO PAULO- SP

Anônimo disse...

nós achamos é importante sugestação porque nos precisamos cooperar com outros blogs sobre lingua de sinais de brasileira tambem novidades novas, didatica material geral e principalmente trocamos suas opinões.

Foi a profª Neiva nos indicou este blog, pela primeira vez!

Obrigado pela ajuda

Reinaldo e Cris E.

Neiva de Aquino Albres disse...

Olá, meus queridos alunos surdos. Fico muito feliz ao ver os olhinhos de vocês brilhando ao descobrir o mundo dos blogueiros, e as possibilidades que a tecnologia nos traz. Espero que vocês venham fazer parte dessa equipe de cooperação.

Abraços a todos,

Professora Neiva de Aquino

Anônimo disse...

Neiva,
Tive a oportunidade de acessar o seu blog e quero parabenizá-la pela iniciativa. Acredito que não há tranformação sem reflexão e penso que este espaço pode promover uma boa reflexão. Considerando a sua experiência com a linguagem de sinais pergunto: O que vc acha de introduzir a linguagem de sinais no curriculo escolar desde as série iniciais?

Postar um comentário

Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Farfalla is designed by Graziano Muscas | Ported to Blogger by Template-Godown