terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
CARTAZ PARA SALA DE AULA DE ENSINO DE LIBRAS
O método comunicativo de ensino de língua estrangeira/ segunda língua(LE/L2) privilegia a aprendizagem abordando situações comuns do dia-a-dia, oferecendo ao aluno um leque de vocabulário que lhe permitirá comunicar.
As primeiras aulas para turma de alunos ouvintes iniciantes em libras (curso básico) são bem difíceis. Geralmente, os alunos ficam angustiados, querem falar em português e não sabem como dizer que não entenderam ou pedir explicações mais aprofundadas.
Uma dica é o uso de cartazes com as imagens dos sinais em Libras para que aprendam a fazer intervenções e pedir explicações. Dessa forma os alunos podem olhar para o cartaz e repetir o sinal. Como uma cola a favor do aluno e da comunicação. Disponha-os em uma parede da sala de aula de forma que todos vejam os cartazes.
Você explica aos alunos que se não entenderem o significado de um sinal podem repetir o sinal e logo em seguida perguntar seu significado:
repetir o sinal desconhecido + SIGNIFICAR + O-QUE (movimento de cabeça para cima)
Os alunos devem aprender a pedir para que seu interlocutor repita a expressão em libras:
REPETIR
Os alunos devem aprender a pedir que o professor mostre como se produz em sinais uma determinada palavra. Dessa forma, ele pode soletrar e pedir o sinal.
SOLETRAÇÃO + SINAL (movimento de cabeça para cima)
As primeiras aulas para turma de alunos ouvintes iniciantes em libras (curso básico) são bem difíceis. Geralmente, os alunos ficam angustiados, querem falar em português e não sabem como dizer que não entenderam ou pedir explicações mais aprofundadas.
Uma dica é o uso de cartazes com as imagens dos sinais em Libras para que aprendam a fazer intervenções e pedir explicações. Dessa forma os alunos podem olhar para o cartaz e repetir o sinal. Como uma cola a favor do aluno e da comunicação. Disponha-os em uma parede da sala de aula de forma que todos vejam os cartazes.
Você explica aos alunos que se não entenderem o significado de um sinal podem repetir o sinal e logo em seguida perguntar seu significado:
repetir o sinal desconhecido + SIGNIFICAR + O-QUE (movimento de cabeça para cima)
Os alunos devem aprender a pedir para que seu interlocutor repita a expressão em libras:
REPETIR
Os alunos devem aprender a pedir que o professor mostre como se produz em sinais uma determinada palavra. Dessa forma, ele pode soletrar e pedir o sinal.
SOLETRAÇÃO + SINAL (movimento de cabeça para cima)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário