domingo, 8 de fevereiro de 2009
O MÉTODO COMUNICATIVO
Esse método conduz a aprendizagem para as necessidades do aluno, em termos de conteúdo, mas também de técnicas usadas em sala de aula. O professor não é visto como autoridade, mas como um orientador. O aspecto afetivo é visto como uma variável importantíssima no processo, e o professor deve mostrar interesse nos anseios dos alunos, encorajando-os a participação e acatando as sugestões.
Nesse método não existe ordem de preferência na apresentação das habilidades (ouvir, falar, ler, escrever) nem proibições quanto ao uso da língua materna. Geralmente, essas habilidades são trabalhadas de modo integrado, mas dependendo dos objetivos de cada aula poderá haver concentração em uma só.
Principais Características:
1. dá-se maior importância às necessidades de comunicação do aluno, como por exemplo, sugerir, optar, opinar etc.;
2. as funções são apresentadas em situações que modificam essas necessidades (exemplo – como solicitar um informação a uma pessoa na rua); dessa forma dá-se ênfase ao modo de como usar a língua para se atingir determinada necessidade da comunicação, com maior precisão o uso natural da língua;
3. há uma participação ativa do aluno no processo de aprendizagem através de dramatizações, diálogos, exercícios em que os alunos tenham que responder, etc.
Eu acredito que nos aprofundando nas estratégias aplicadas no método comunicativo poderemos aprimorar o ensino da Libras para ouvintes. Para isso é preciso muito estudo e projetos para testar as estratégias de ensino aplicadas ao ensino da Libras.
Bons estudos, professor!
Visite nossa biblioteca virtual ao final dessa página. Aproveite!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário