quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
DICA DE ATIVIDADE (3): idéias para uso de histórias em quadrinhos no ensino de Libras
Pode se desenvolver a sensibilidade cultural com a utilização de histórias em quadrinhos ou “tirinhas”. Na área de ensino de línguas, os professores estão constantemente procurando por maneiras e materiais que sejam inovadores para melhorarem suas aulas, com o propósito de torná-las mais didáticas e atrativas, proporcionando um melhor aprendizado aos alunos. Um número crescente de pessoas que trabalha na área de Ensino de Língua Estrangeira, desenvolveu suas teorias de ensino e aplicações no campo cultural, ou seja, a cultura que está presente nas histórias em quadrinhos.
No caso das histórias em quadrinhos para surdos é comum a expressão da surdez e do cotidiano dessa condição, das dificuldades de comunicação e fatos engraçados que acontecem no dia a dia. Além disso, as histórias em quadrinhos têm um grande apelo entre os estudantes de todas as idades.
LUPE VASCONCELOS - Ilustradora: http://www.lupevision.com/
Sugestão de atividade: Faça uma seleção de várias histórias em quadrinhos e as distribua entre os alunos (em dupla). Eles devem recontar a história, farão uma criação complementar à história, considerando que algum personagem é surdo ou expressando o que já conhecem sobre a comunidade surda. A criatividade deve aflorar nessa atividade. Cada dupla apresenta em Libras a história que inventaram a partir das imagens dos quadrinhos.
Leituras complementares:
BARBOSA, Alexandre (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo. Editora
Contexto, 2004.McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo. Makron Books, 1993.
No caso das histórias em quadrinhos para surdos é comum a expressão da surdez e do cotidiano dessa condição, das dificuldades de comunicação e fatos engraçados que acontecem no dia a dia. Além disso, as histórias em quadrinhos têm um grande apelo entre os estudantes de todas as idades.
LUPE VASCONCELOS - Ilustradora: http://www.lupevision.com/
Sugestão de atividade: Faça uma seleção de várias histórias em quadrinhos e as distribua entre os alunos (em dupla). Eles devem recontar a história, farão uma criação complementar à história, considerando que algum personagem é surdo ou expressando o que já conhecem sobre a comunidade surda. A criatividade deve aflorar nessa atividade. Cada dupla apresenta em Libras a história que inventaram a partir das imagens dos quadrinhos.
Leituras complementares:
BARBOSA, Alexandre (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo. Editora
Contexto, 2004.McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo. Makron Books, 1993.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário