quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

DICA DE ATIVIDADE (3): idéias para uso de histórias em quadrinhos no ensino de Libras

Pode se desenvolver a sensibilidade cultural com a utilização de histórias em quadrinhos ou “tirinhas”. Na área de ensino de línguas, os professores estão constantemente procurando por maneiras e materiais que sejam inovadores para melhorarem suas aulas, com o propósito de torná-las mais didáticas e atrativas, proporcionando um melhor aprendizado aos alunos. Um número crescente de pessoas que trabalha na área de Ensino de Língua Estrangeira, desenvolveu suas teorias de ensino e aplicações no campo cultural, ou seja, a cultura que está presente nas histórias em quadrinhos.
No caso das histórias em quadrinhos para surdos é comum a expressão da surdez e do cotidiano dessa condição, das dificuldades de comunicação e fatos engraçados que acontecem no dia a dia. Além disso, as histórias em quadrinhos têm um grande apelo entre os estudantes de todas as idades.



LUPE VASCONCELOS - Ilustradora: http://www.lupevision.com/

Sugestão de atividade: Faça uma seleção de várias histórias em quadrinhos e as distribua entre os alunos (em dupla). Eles devem recontar a história, farão uma criação complementar à história, considerando que algum personagem é surdo ou expressando o que já conhecem sobre a comunidade surda. A criatividade deve aflorar nessa atividade. Cada dupla apresenta em Libras a história que inventaram a partir das imagens dos quadrinhos.

Leituras complementares:
BARBOSA, Alexandre (Org.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo. Editora
Contexto, 2004.McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo. Makron Books, 1993.

0 comentários:

Postar um comentário

Ensino de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. Farfalla is designed by Graziano Muscas | Ported to Blogger by Template-Godown