quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009
DICA DE ATIVIDADE (2): idéias para uso de histórinhas (vídeo) no ensino de Libras
As histórias infantis são apropriadas para a aprendizagem de vários aspectos da língua de sinais. Principalmente, dos recursos usados em libras para a mudança de personagens (incorporação de personagem). Mesmo para adultos elas podem ser aplicadas.
Primeiro apresenta o vídeo: O professor de Libras pode parar em algumas partes do vídeo e mostrar para os alunos como o contador da história usa a direção do olhar para indicar que está falando diretamente com o outro personagem, como o contador usa a expressão facial para indicar a qual fala de personagem está assumindo em determinado momento.
Sugere-se que após apresentar um vídeo se proponha alguma atividade para que os alunos pratiquem.
Atividade 1A: Propor aos alunos que desenvolvam um teatro, cada qual assumindo um personagem. Dessa forma apresentarão em discurso direto.(trabalho em grupo)
Atividade 1B: Um único componente do grupo conta a mesma história, mas incorporando a fala de todos os personagens. Nesse momento é importante destacar que deve usar a direção do olhar, a expressão facial e a indicação prévia do lugar dos personagens no espaço de sinalização.(individual)
http://video.google.com/videoplay?docid=-1185384280730964074
Chapeuzinho vermelho surda:
Vídeo: Chapeuzinho vermelho.Roteiro e direção - Andréa Iguma; Contador - Sandro dos Santos Pereira
Primeiro apresenta o vídeo: O professor de Libras pode parar em algumas partes do vídeo e mostrar para os alunos como o contador da história usa a direção do olhar para indicar que está falando diretamente com o outro personagem, como o contador usa a expressão facial para indicar a qual fala de personagem está assumindo em determinado momento.
Sugere-se que após apresentar um vídeo se proponha alguma atividade para que os alunos pratiquem.
Atividade 1A: Propor aos alunos que desenvolvam um teatro, cada qual assumindo um personagem. Dessa forma apresentarão em discurso direto.(trabalho em grupo)
Atividade 1B: Um único componente do grupo conta a mesma história, mas incorporando a fala de todos os personagens. Nesse momento é importante destacar que deve usar a direção do olhar, a expressão facial e a indicação prévia do lugar dos personagens no espaço de sinalização.(individual)
http://video.google.com/videoplay?docid=-1185384280730964074
Chapeuzinho vermelho surda:
Vídeo: Chapeuzinho vermelho.Roteiro e direção - Andréa Iguma; Contador - Sandro dos Santos Pereira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário